Projetos e Desafios Literários 2014

Acredito que para a maioria dos professores o ano começa quando começa o ano letivo das escolas. Eu realmente aproveito as férias e não penso em compromissos e nem em leituras. Apenas leio, curtindo cada página sem pensar se estou cumprindo alguma obrigação. Então, ao contrário de muita gente, só pensei nessa semana sobre os meus projetos e sobre desafios literários para o ano de 2014.

O primeiro desafio é pessoal. Resolvi dar um jeito na pilha de livros que tenho para ler. Estou seguindo a dica do blog Uma janela secreta e o meu desafio será ler, pelo menos, 100 páginas por dia. É um número bastante razoável se eu for pensar na quantidade de leituras que eu fazia na época da graduação. Achei bem bacana essa ideia e tenho certeza de que conseguirei cumprir essa meta até o final do ano.

O segundo desafio de que estou participando é, na verdade, um projeto literário do blog Página 394. O nome é 7 meses resenhando sagas e consiste em escolher uma saga de até 7 livros ou mais de uma que some o mesmo número de livros. Nós escolhemos (eu e o Bruno) as sagas Maze Runner e Peças infernais. Eu lerei a saga Maze Runner. Estou bem animada com a ideia e já iniciei a primeira leitura.

Outro projeto literário para 2014 é o Volta ao Mundo em 12 Livros. Esse é do blog Conversa Cult . O roteiro de leitura é o seguinte:

1. Janeiro: Austrália – Markus Zusak
2. Fevereiro: Japão – Haruki Murakami
3. Março: Rússia Isaac Asimov
4. Abril: Noruega  Jostein Gaarder
5. Maio: Escócia  Arthur Conan Doyle
6. Junho: Inglaterra  Jane Austen
7. Julho: Itália – Umberto Eco
8. Agosto: França – Júlio Verne
9. Setembro: Espanha – Carlos Ruiz Zafón
10. Outubro: Estados Unidos – H. P. Lovecraft
11: Novembro: Colômbia  Gabriel García Márquez
12: Dezembro: Brasil  Paulo Coelho/Daniel Galera

Eu, particularmente, não gostei da escolha do autor brasileiro, mas como a lista está sujeita a alterações e eles pedem dicas, tenho certeza de que até dezembro as indicações serão melhores. Já li o primeiro autor da lista e devo fazer a resenha em breve. Como comecei o projeto um pouco atrasada, lerei o autor do mês de março e deixarei o de fevereiro pra mais adiante.

O quarto desafio literário é do blog Uma janela secreta. Esse desafio eu achei bem interessante e fácil de seguir. Olhem o roteiro:

Janeiro: Começar uma nova série 
Fevereiro: Sete livros em sete dias 
Março: Pela capa 
Abril: Ilustrações 
Maio: Diversão
Junho: Cultura
Julho: Mais de 500 páginas 
Agosto: Biografia
Setembro: Secreta
Outubro: Mais de 100 anos
Novembro: Livro com fruta na capa
Dezembro: Finalizar uma série
.
Ainda estou formulando a minha lista de livros e, em breve, direi a vocês quais são eles.
 
 
O Desafio 12 Clássicos em 2014 é do blog Sonhar de olhos abertos. O roteiro também é fácil de seguir e eu gostei porque, muitas vezes, esquecemos de ler os grandes clássicos da literatura.
 
Janeiro: Época Vitoriana
Fevereiro: Romance
Março: Séc.XVIII ou anterior
Abril: Fantasia ou ficção científica
Maio: Literatura europeia (excepto inglesa)
Junho: Infantil
Julho: Séc. XIX
Agosto: Aventura
Setembro: Séc. XX
Outubro: Terror/ Mistério /Gótico
Novembro: Foi adaptado para cinema
Dezembro: Livre
 
Estou criando a minha lista de clássicos e postarei em breve.
 
1455841_643176885721693_2115177162_n
 
 
O Desafio Literário Skoob 2014 possui o objetivo de ler e resenhar pelo menos 1 livro de cada tema durante o ano de 2014, ou seja, 12 livros, 1 de cada tema. O roteiro de leitura é o seguinte:
 
Janeiro: Livro que virou filme
Fevereiro: Clássico mundial
Março: Suspense (englobando mistério/assassinato/policial)
Abril: Livro escrito por mulher
Maio: Biografia
Junho: Autor brasileiro (englobando contemporâneos)
Julho: Livro que você não leria (indicado por outro participante)
Agosto: Livro sobre bruxas
Setembro: Série
Outubro: Ficção científica (englobando distopia)
Novembro: Infantojuvenil
Dezembro: Lançamento de 2014
 
.
Minha lista estará aqui em breve!
 
.
E, por último, mas não menos importante, estamos participando da Book Tour – Terras Metálicas, promovida pelo blog Página 394.
1975105_640331462682025_2132530667_n
O livro da book tour é Terras Metálicas, de Renato Nonato, autor da Novo Século. Esse é o primeiro livro desse escritor, lançado pelo selo Novos Talentos da Literatura em novembro de 2012. Serão 7 blogs resenhando sobre a obra. O mais bacana disso tudo é, além de divulgar um livro de um novo autor, cada um de nós dará a sua opinião sobre a leitura.
 
 
Pelo que vocês puderam perceber, terei um ano rico em leituras. O número de livros por mês é bem acessível (aproximadamente 5 livros) e acredito que conseguirei cumprir já que pretendo ler 100 páginas por dia, como disse lá no início do post!
Acompanhem as listas que postarei com a minha seleção de livros, leiam as resenhas e me desejem boa sorte!
 
Boas leituras para mim! 😉
 
 

1 thoughts on “Projetos e Desafios Literários 2014

Comente!