Um conto de fadas muito divertido: “Deu a louca na Chapeuzinho”

E já que ontem falamos em releitura de contos de fadas, hoje eu inicio o dia falando sobre outra. Diversos escritores e artistas em geral criam novas versões para os contos de fadas que conhecemos. Essas releituras são feitas em conformidade com a época em que elas foram escritas: possuem novas linguagens, criam novas significações fazendo as personagens serem inseridas em um contexto mais moderno para que o público atual consiga se identificar com a trama.

Este é o caso do filme Espelho, Espelho meu, que faz uma releitura do conto Branca de Neve (falamos sobre isso no post de ontem) e é o caso de Deu a louca na Chapeuzinho.

Chapeuzinho Vermelho indo entregar doces

Eu já havia assistido essa animação há alguns anos, mas ontem fui comprar presentes de Páscoa nas Lojas Americanas e encontrei diversos DVDs em promoção. Como professor é uma “raça triste” e não consegue, muitas vezes, olhar as coisas sem pensar na sala de aula, lá estava eu, minutos depois, com quatro DVDs no caixa da loja…

Assisti novamente a esse filme hoje pela manhã e me surgiram várias ideias! Mas isso eu posto em outro momento lá na sessão de Professor, ok?

Deu a louca na Chapeuzinho (Hoodwinked) (2005) é filme de animação, dirigido por Cory Edwards. Como era de se esperar, há uma mudança radical no conto de fada de Perrault. A história inicia na cena clássica da Chapeuzinho encontrando o Lobo disfarçado de Vovó. O interessante é justamente a reviravolta que ocorre a partir daí. A Chapeuzinho e a Vovó não são comidas pelo Lobo, a Vovó possui uma vida cheia de segredos – ela é praticante de esportes radicais –, o Lobo não é mau e não quer comer as personagens. Além dessas modificações, é inserida uma série de personagens como detetives e vilões que não existem no conto original, criando-se uma trama policial.

o Lobo Mau, o Lenhador, a Vovó e a Chapeuzinho Vermelho esperando serem interrogados.

A investigação é desencadeada pelo roubo de receitas dos doceiros da floresta e os principais suspeitos do crime são Chapeuzinho Vermelho, o Lobo Mau, o Lenhador e a Vovó. Cada um deles conta uma versão diferente sobre o ocorrido e o inspetor Nick Pirueta que deverá desvendar o caso e descobrir a verdade.

Chapeuzinho Vermelho e Japeth, o Bode

O filme é extremamente engraçado e com certeza diverte não só as crianças mas adultos também. Já existe, aliás, a continuação desse filme, que ainda não tive oportunidade de assistir, mas pelo trailer, já dá para ter uma ideia de que também é muito bom!

Acho que trabalhar diferentes leituras do mesmo conto de fada é enriquecedor para o trabalho em sala de aula e com certeza vou utilizar esse filme com as minhas turmas.

Espero que vocês se divirtam tanto quanto eu!

Beijinhos.

Ana Karina

2 thoughts on “Um conto de fadas muito divertido: “Deu a louca na Chapeuzinho”

Comente!