Na sala de aula #2: O Conto Maravilhoso [2]

Oi, gente!

Na semana passada, eu apresentei a vocês a nova seção Na sala de aula. Todas as terças-feiras publicarei alguma ideia para trabalhar Língua Portuguesa e Literatura em sala de aula. Sou professora dessas disciplinas desde 2009 e leciono para todas as séries finais de Ensino Fundamental e, nesse ano, 2º e 3º anos de Ensino Médio.

Eu estou simplesmente apaixonada por um assunto que venho trabalhando com os meus 6º anos: o Conto Maravilhoso. Falei sobre isso nesse post aqui. Então, resolvi publicar mais um texto que trabalhei nessa semana com os meus queridos.

.

frau-holle-grimm

Frau Holle, de Irmãos Grimm.

.

O texto de hoje é Senhora Holle (Frau Holle, no original). Eu não conhecia essa personagem e, pesquisando sobre ela, descobri que faz parte do folclore alemão e “dizem” que quando começa a nevar, a Senhora Holle está fazendo a cama. Achei bem bacana esse texto por dois motivos: não é conhecido do grande público (1) e porque ele possui uma reflexão sobre as atitudes das personagens no final. 

.

.

Essa atividade eu retirei do livro Português: Linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Além deste, encontrei o texto em um blog educacional que dá a ideia de trocar a ordem de algumas palavras para os alunos adivinharem durante a leitura. Foi muito legal! Eles entraram no jogo e se divertiram bastante durante a realização da tarefa.

Espero que tenham gostado. Até a próxima terça-feira! 😉

.
.

assinatura ana karina

2 thoughts on “Na sala de aula #2: O Conto Maravilhoso [2]

  1. Ótimas ideias, acho muito importante professores levarem coisas novas para dentro da sala de aula, mostra o quanto o professor se dedica a ensinar e não só a passar o conteúdo como também mostra ao aluno que aprender literatura não é apenas ouvir dissertações enormes de história. outro dia mesmo li um livro que falava justamente sobre a dificuldade dos jovens em lerem e como um professor lida com uma classe que está acostumada a se sentir obrigada a ler mas que não gosta justamente por isso. Provavelmente você já leu e eu to só repetindo informação pra ti. O nome do livro é Como um Romance do autor Daniel Pennac se quiser dá uma olhada eu achei ele no Skoob :
    http://www.skoob.com.br/como-um-romance-16585ed17978.html
    se não leu, eu indico

    Curtir

Comente!

