Projeto O Clube de Leitura de Jane Austen

clube2

.

Oi, gente!

Hoje eu vim falar para vocês sobre um projeto que vou iniciar a partir desse mês de março. A ideia começou depois que comprei em janeiro o último livro dessa coleção lindíssima aqui:

.

coleçãojaneausten

.

Apesar de eu não ganhar um marcador sequer por fazer propaganda aqui (Martin Claret, que tal um incentivo?), devo dizer a vocês que essa Coleção Jane Austen é a realização de um sonho de consumo meu. Quando vi pela primeira vez na prateleira de uma livraria aqui em Porto Alegre, eu não descansei até adquirir a coleção completa. O custo de cada exemplar é muito acessível e a diagramação é linda demais. Até a fonte que imita a letra da Jane Austen é utilizada no início de cada capítulo!!! ♥

Então pensei: está na hora de ler esses livros! Sim, gente, confesso aqui que sou uma professora de Literatura que não leu Jane Austen. Pronto, falei. Podem me julgar!

.

clube_leitura_austen

.

Aliado a esse buraco que preciso reparar na minha estrada de leituras (mas olha q bela metáfora!), assisti, recentemente, ao filme O Clube de Leitura de Jane Austen. Claro que eu não sou que nem o Grigg (eu conheço Orgulho e Preconceito!), mas sabemos que somente a experiência da leitura para enriquecer a nossa vida literária e para conhecer clássicos tão importantes.

Vocês já assistiram ao filme O Clube de Leitura de Jane Austen?

.

047TheJaneAustenBookClub_zpsf10762ab.

O Clube de Leitura de Jane Austen é um filme norte-americano de drama romântico lançado em 2007, escrito e dirigido por Robin Swicord. O roteiro, adaptado de romance de mesmo nome de Karen Joy Fowler, é focado em um clube do livro formado especificamente para discutir os seis romances escritos por Jane Austen. Ao se aprofundarem na literatura de Austen, os membros do clube encontram-se lidando com experiências de vida que se assemelham aos temas dos livros que estão lendo.

A verdade é que eu me apaixonei pelo filme e, apesar de saber sobre o que se trata cada um dos livros, acho necessária a leitura das obras. No filme, as pessoas do clube do livro não leram na ordem em que Jane Austen publicou, e ainda nao entendi exatamente o motivo disso. Resolvi seguir exatamente a mesma ordem do filme, então, será assim:

.

clube_leitura2

.

Claro que não respeitarei os meses indicados na imagem porque estou iniciando o projeto somente agora e, para falar a verdade, não quero correr com essas leituras… Quero poder degustá-las à vontade e resenhá-las por prazer! 😉

A importância de Jane Austen para a literatura inglesa é incontestável e, apesar de eu ter dado os meus motivos aqui nesse post, acho quase uma obrigação ler sua obra completa. Diversas são as homenagens à escritora, estava pesquisando sobre sua vida e encontrei esses selos comemorativos de cada uma de suas obras. Achei-os sensacionais!

.

jane-austen-selos.

Estou muito animada com o projeto e convido a todos que quiserem para participar. O Blog Da Literatura possui um clube do livro, mas não quis sugerir a leitura de Jane Austen porque a proposta do clube é totalmente diferente. Mas, quem sabe um dia, eu crie o meu Clube de Leitura de Jane Austen, não é mesmo?

Acompanhem as minhas postagens sobre o projeto e comentem, gente! Torçam por mim!

.

.

assinatura ana karina

One thought on “Projeto O Clube de Leitura de Jane Austen

Comente!

