Na sala de aula #1: O Conto Maravilhoso

Oi, gente!

Hoje eu vim inaugurar uma seção aqui do Blog Da Literatura que estou há tempos para iniciar. Todas as terças-feiras publicarei alguma ideia para trabalhar Língua Portuguesa e Literatura em sala de aula. Sou professora dessas disciplinas desde 2009 e leciono para todas as séries finais de Ensino Fundamental e, nesse ano, 2º e 3º anos de Ensino Médio.

Nem todas as atividades que serão publicadas são de minha autoria. Muitas delas eu adaptarei de livros didáticos que utilizo em aula ou de atividades que encontro na internet. Pesquiso bastante em blogs de educação e de língua portuguesa, então, pode ser que alguma atividade vocês já conheçam.

.

Contos-de-Fadas

.

Para iniciar, então, escolhi um assunto de que gosto muito de trabalhar no início do ano com minhas turmas de 6º ano. Apesar de os alunos normalmente conhecerem os contos de fadas, quando questiono os detalhes das histórias, eles narram as versões dos estúdios Disney. Como a minha função é trabalhar a Literatura, costumo conversar sobre o Conto Maravilhoso a fim de que eles conheçam as versões de Charles Perrault, dos Irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen, dentre outras versões tradicionais.

Você sabe o que é conto maravilhoso?

.

O Conto Maravilhoso

O conto maravilhoso é uma narrativa de tradição oral, geralmente anônima, que gira em torno das situações criadas pelo imaginário. As histórias narradas revelam uma grande tendência para o encantamento: situações transformadas por algum tipo de magia e que não são explicadas de modo natural.

Um tipo de conto maravilhoso em que a história se concentra nos poderes mágicos de seres sobrenaturais — fadas, bruxas, duendes etc. — é o conto de fadas.

No conto de fadas podemos encontrar o modelo básico de qualquer narrativa literária. Queremos dizer o seguinte: em toda narrativa literária existem episódios, ou seja, situações de equilíbrio e desequilíbrio, que se modificam, provocando a passagem de uma situação a outra. É nessa cadeia de episódios que se situam os conflitos e soluções aos problemas que tanto nos prendem a atenção. A diferença é que, nos contos de fadas, a transformação é provocada pela intervenção de uma ação mágica. Assim, os seres mágicos são tão importantes para o desenvolvimento da história quanto para o comportamento do herói.

A maioria dos contos de fadas apresenta histórias de príncipes e princesas — os heróis — que enfrentam problemas gerados por seres malévolos. Os conflitos são criados por uma intenção maldosa contra uma pessoa de bem. O herói, usando de seus talentos e qualidades — que, muitas vezes, nem sabia que possuía —, resolve os conflitos com a ajuda de seres mágicos.

Assim, tudo termina, geralmente, com um final feliz (os bons são recompensados e os maus são punidos), e o herói, a partir da experiência vivida, torna-se mais confiante e maduro.

Ainda hoje, os contos maravilhosos são revisitados por muitos autores consagrados. Suas personagens são resgatadas em histórias modernas e provocam nos leitores o mesmo encantamento que as narrativas tradicionais.

.

Após a conversa inicial sobre o Conto Maravilhoso, eu peço que eles leiam A Menina dos Fósforos, conto recolhido por Hans Christian Andersen, mais conhecido como “A Pequena Vendedora de Fósforos”. Essa versão é do escritor Monteiro Lobato.

.

.

Essa atividade eu retirei do livro Português: Linguagens, de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães.

A ideia é começar a trabalhar essas questões e apresentar para os alunos diversos contos maravilhosos e finalizar o projeto com histórias produzidas pelos próprios alunos.

Espero que tenham gostado da atividade. Até a próxima terça-feira! 😉

.
.

assinatura ana karina

Anúncios

2 thoughts on “Na sala de aula #1: O Conto Maravilhoso

  1. Adorei a ideia Ana e fico feliz que você ainda persista nela!
    Será que consigo adaptar alguma coisa voltada para Matemática?? rsrsrs
    Leciono há uns quatro anos e com o passar do tempo estou me desanimando com o trabalho. Gosto muito do que faço, mas alguns obstáculos estão sendo difíceis de ultrapassar.
    Espero que você tenha bastante sucesso na educação e que não desista da profissão.

    Parabéns pelo post! =D

    Curtir

  2. Adorei a ideia,apresentar para os alunos diversos contos maravilhosos e finalizar o projeto com histórias produzidas pelos próprios alunos. realmente terás uma resposta positiva dos alunos, muito booom mesmo.. ^^

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s