O que é um TBR Book Jar?

bibliomania.

Se você é como eu que compra livros demais e não consegue ler tudo, vai gostar desse post. Durante o ano de 2014, adquiri muitos livros em promoções, ganhei muitos livros dos amigos, alguns de parceria e outros eu simplesmente olhei na livraria e pensei “aimeudeusdoceú eu PRECISO”. Agora, minha estante está abarrotada. E o pior, descobri que andei comprando alguns livros que já possuía. Para tentar diminuir a pilha de livros para ler, inscrevi o blog em vários desafios, no entanto, vários deles eu não consegui cumprir em função do dia-a-dia profissional. Enfim, a vida não anda fácil para essa professora leitora aqui não…

Em busca de uma solução para essa minha loucura situação complicada, eu li em diversos blogs sobre TBR Book Jar  e confesso que fiquei bastante curiosa pra entender o que significa isso. Sei que muita gente já sabe o que é, mas como somente hoje eu fiz o meu TBR Book Jar, então, resolvi explicar como funciona.

.

 

the_book_jar_by_insanejellybean95-d70uf8d.

“O TBR é uma abreviação da frase em inglês To Be Read, que em português é a nossa famosa lista Para Ler, e as palavras book e jar significam, respectivamente, livro e jarro. Assim, em resumo, TBR Book Jar quer dizer, basicamente, Jarro de Livros Para Ler.”

.

O TBR Book Jar serve, justamente, para esse tipo de situação que descrevi: quando a pilha de livros para ler é muito maior que a pilha de livros lidos. Com você também é assim?

É aqui que entra o TBR Book Jar, porque ele serve para nos obrigar a ler os livros que já estão acumulados em casa há bastante tempo para que essa pilha diminua para criar espaço para mais livros.

.

O TBR Book Jar funciona de uma forma bem tranquila e as regras são QUASE todas Criadas pelo próprio dono. As únicas regras que são estipuladas pela brincadeira é que:

  • Não coloque livros que você GOSTARIA DE LER, MAS AINDA NÃO EXISTEM NA SUA ESTANTE (tipo, você tem que comprá-lo para poder ler);
  • Não coloque os livros dos amigos;
  • Livros com prazo de leitura não devem ser colocados (livros de Book Tour, por exemplo);
  • Se você comprou mais livros, coloque o nome no jarro;
  • Se você sortear um livro, é este livro que você lerá, a menos que você sorteie um que você tenha lido. Daí você retira essa tirinha e pega uma nova. Nada de trapacear, ok? Leia o que for sorteado!

As outras regras são adicionadas de acordo com a sua necessidade.

Para 2015, eu decidi sortear até três livros por mês do TBR Book Jar, mas isso dependerá de como será a minha vida, já que o Blog Da Literatura está inscrito em diversos book tour e faz várias parcerias. Então, escolho 3 do jarrinho e os outros do mês serão os compromissos assumidos através de parcerias do blog. A ideia é resenhar todos os que forem lidos, pois nesse ano, infelizmente, eu não resenhei todas as minhas leituras. Vamos ver se consigo me organizar no próximo ano.

.

Como fazer um TBR Book Jar?

.

tbr-jr

.

Vamos por etapas:

1. Faça uma lista dos livros na sua estante que não foram lidos;

2. Corte esta lista em tirinhas: o importante é que estas tirinhas possam ser dobradas escondendo o nome dos livros, então você pode dobrar de qualquer forma! A graça é que você pode escrever os nomes de formas enfeitadas e cortar essas tirinhas em papéis coloridos para ficar mais bonitinho dentro do recipiente que você vai usar. Eu digitei os nomes nos livros em uma tabela do Word e imprimi em papel colorido e depois recortei. Deu uma trabalheira, mas ficou bem bonitinho;

3. Arranje um recipiente que funcionará como um jarro: Pode ser um jarro mesmo (transparente ou não) ou um pote de sorvete (vazio, óbvio) ou uma caneca ou uma caixinha (eu, por exemplo, peguei um vidro de bombons da Cacau Show), a única coisa necessária é que todas as tirinhas caibam. Muita gente usa o TBR Book Jar como um enfeite no quarto ou na estante ou na sala, então o negócio é você decidir se ele será apenas funcional ou se ele também será útil e com estilo;

.

Unreadbookjar

etapas para fazer o seu TBR Book Jar

 

.

4. Coloque as tirinhas no recipiente;

5. Siga suas regras: mas sem trapacear, hein?? A única pessoa que você engana fazendo isso é você mesma!;

6. Sorteie e divirta-se!

.

Olhem que lindas essas que eu encontrei na internet, para você se inspirar:

.

tbrjar

.

DSC_0700

.

book-jar-frappuccino

.

bookjar5

.

A minha ficou uma graça (modéstia à parte), olhem só:

.

wpid-20141226_151946.jpg

a lista gigante

 

.

wpid-20141226_175427.jpg

tirinhas devidamente dobradas!

 

.

wpid-20141226_175445.jpg

tudo pronto para sortear! 😉

 

.

E aí, gente! Vamos dar um jeito nessa pilha de livros também?

.

.

Esse post foi inspirado no blog Nem um pouco épico. Clique aqui para ver.

.

.

assinatura ana karina

2 thoughts on “O que é um TBR Book Jar?

Comente!

