TAG: Sua Vida em Livros

Olá, pessoal!
Tudo bem com vocês?
Ultimamente eu tenho visto várias tags no blog da Rafaella Lima, o Vamos falar de livros?. Eu gosto muito de tags, mas às vezes bate uma preguicinha e acabo não fazendo. Aí eu percebi que a Rafa deve se divertir bastante respondendo as tags, pois tem várias no blog… Então, vou tentar publicar as que eu achei mais bacanas aqui.
A TAG Sua Vida em Livros foi criada pelo canal Dani on Books e foi traduzida pela Tatiana Feltrin do canal Tiny Little Things.
.

1) Escolha um livro para cada uma das suas iniciais

Meu nome completo é Ana Karina Silva. Então, eu preciso encontrar livros cujos títulos iniciem com A, K e S.

Para a letra A, tenho vários livros que gosto muito, mas o meu escolhido é Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll. Comentar sobre esse clássico da literatura numa tag é uma grande injustiça pois o livro merece um post só dele. Eu amo muito esse livro de verdade!
.
capa-Alice-zahar.
Eu não possuo livros que tenham a letra K na primeira palavra do título! Procurei horrores na minha estante e não achei… 😦 Então, resolvi pegar um com a letra C já que o som é o mesmo, né? A escolha foi a obra Crônicas da casa assassinada, de Lúcio Cardoso. É um livro excelente que ainda não foi resenhado aqui no Blog Da Literatura. O texto trata de uma família em decadência social e moral. A história é conhecida através de relatos dos próprios personagens, por meio de cartas, diários, memórias, confissões, depoimentos, e cujos temas centrais são o adultério e o incesto, a loucura e a degeneração.
O autor é um dos grandes nomes do romance de introspecção no Brasil e essa é considerada a sua obra prima. Para saber um pouco mais sobre ele, clique aqui.
.
cronica.
Para a letra S, eu vou ignorar totalmente o fato de existir um artigo no título do livro e citar aqui a trilogia O Senhor dos Anéis. Eu amo os livros de Tolkien. Gosto demais de A Sociedade do Anel, em que conhecemos os personagens que farão a viagem a Mordor para destruir o Um Anel. O livro é sensacional!
.
sociedade.

2) Conte a sua idade pelos livros de sua estante. Qual é o livro?

Bom, como eu sou uma pessoa idosa de 30 e poucos anos e tenho mais de uma estante, resolvi contar os livros da minha estante mais nova e deu o livro O Diário de Bridget Jones, de Helen Fielding. O engraçado é que a personagem Bridget Jones está em crise com a idade e a solteirice e eu não quis revelar a minha idade aqui! 😛

Eu acho esse livro divertidíssimo, recomendo a leitura.

.

o diario de bridget jones capa.

3) Encontre um livro ambientado em sua cidade/estado/país

Tenho muitos livros nacionais, então é muito fácil encontrar uma história ambientada no Brasil. Então, resolvi citar aqui o livro A Guerra no Bom Fim, de Moacyr Scliar, que é ambientado em Porto Alegre. Eu o li quando estava cursando o mestrado em Letras e gostei bastante. O escritor é muito bom, tem uma linguagem fluida e sua narrativa mistura realidade e fantasia.

.

guerra-do-bom-fim3.

Leia a resenha do livro aqui.

.

4) Escolha um livro que se passa em um lugar que você gostaria de conhecer

Aqui eu resolvi trapacear um pouco responder um pouco diferente. Existem vários lugares que eu pretendo conhecer e estou me programando para realizar a viagem. No entanto, penso que muitos locais que eu gostaria de conhecer não terá como pois são lugares fictícios… Escolho, então, a saga Harry Potter, em especial, Harry Potter e A Pedra Filosofal, primeiro volume da série onde nos é apresentada a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

.

Capa_Harry_Potter_e_a_Pedra_Filosofal_(livro).

5) Escolha uma capa de livro com sua cor favorita

Umas das cores que mais gosto é o vermelho e, por incrível que pareça, tenho vários livros com capa dessa cor. Escolhi um livro que ainda não li: Livro dos Sith,  de Daniel Wallace. Eu o comprei porque é uma linda edição para colecionador e para fãs de Star Wars. O livro trata dos segredos do lado negro da força. Pretendo ler e resenhá-lo em breve.

.

imagem.

6) Que livro lhe traz boas lembranças?

Muitos livros me trazem boas lembranças pois livros sempre me acompanharam durante toda a vida. Foi muito difícil fazer essa escolha, mas vou citar um que li no início do curso de Letras e que foi muito importante para definir o meu gosto por mitologia grega, a trajetória do herói, a minha fascinação pela cultura greco-romana: Odisseia, de Homero. Eu chego a ter 3 edições desse livro: um em forma de narrativa, para adultos; um contado pela Ruth Rocha, para crianças e uma versão em quadrinhos!

.

12074245 imagem (1)livro_odisseia

 

 

 

 

 

.

.

7) Qual livro você teve mais dificuldade em terminar?

Confesso que já abandonei vários livros, mas depois de iniciar o blog tenho me controlado! Aliás, a ideia de ter um blog é justamente para poder ler e terminar as leituras, resenhar e refletir sobre o que foi lido. Um dos livros que tive muita dificuldade de ler foi Crime e Castigo, de Dostoiévski. O livro, na verdade, é excelente! No entanto, a primeira vez que tive contato com a obra foi numa disciplina chamada Introdução à História da Literatura Ocidental, durante o curso de Letras. Na época, em 2006,  eu não consegui terminar o livro, achei de difícil leitura, muitos personagens, nomes complicados… Aí eu o li novamente em 2009 e adorei!
.
crime-e-castigo
.

8) Que livro ainda não lido lhe trará a maior sensação de “missão cumprida”? 

Vários livros que estão na minha estante eu ainda não li! Vexame, eu sei. No entanto, acredito que eu me sentiria muito satisfeita e com a sensação de “missão cumprida” após a leitura de A Dança dos Dragões, o volume cinco da série As Crônicas de Gelo e Fogo, de George Martin. Eu comprei os cinco livros em uma promoção do Submarino e até agora não dediquei meu tempo para a leitura. E tenho que me organizar para isso já que o sexto livro será publicado em breve.

.

A-Dança-dos-Dragões.

.

E aí, gente, gostaram da TAG? Quem quiser responder, deixe a sua resposta nos comentários ou o link para eu ler!

.

Até o próximo post! 😀

.

.

assinatura ana karina

 

 

4 thoughts on “TAG: Sua Vida em Livros

  1. Oii Ana, tudo bem? Nem sabia que você tinha me citado nesse post… rsrs. Bom, que bom que gosta das TAGs que eu publico lá no blog. Bom, vou confessar que eu também tenho preguicinha as vezes de postar, mas com certeza me divirto respondendo… encontrar livros que se encaixem em determinadas características é bem legal. Sempre tento trazer alguma, acho que dá uma descontraída.

    Enfim, gosto bastante dessa e foi uma das primeiras que eu fiz. Gostei bastante das suas respostas, apesar de não ter lido quase nenhum deles. E nossa, realmente um livro com K é bem difícil mesmo. Aah, Harry Potter 🙂 como eu amaria conhecer Hogwarts, Hogsmeade, o Beco Diagonal, a Toca e todos os lugares maravilhosos dessa saga maravilhosa… mas vou me contentar quando puder ir ao “The Wizarding World of Harry Potter” e fazer o tour pelo estúdio da Warner e ir a estação de King Cross.

    Nossa, GOT, eu preciso muito terminar de ler a série, parei na metade do terceiro e confesso ter muita preguiça de pegar novamente para ler. Não gosto da série na TV, pois acho muitooooo diferente, então o jeito é ler mesmo… mas daqui há um tempo.

    Adorei suas respostas. E espero que tenha se divertido fazendo e responda outras.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima
    http://vamosfalarlivros.blogspot.com.br/

    Curtir

Comente!

