[Resenha] Viver não dói – Leila Ferreira

viver1

.

Livro: Viver não dói
Autora: Leila Ferreira
Editora: Globo Livros – Selo Principium
Ano: 2013
Páginas: 208
  .
Leila Ferreira é jornalista, escritora e palestrante mineira, autora de Mulheres: por que será que elas…?, A arte de ser leve e de Viver não dói.

 .

viver2

.

Quando me deparei com o título Viver não dói pensei: aí vem mais um livro de autoajuda. Grande engano! Leila Ferreira nos apresenta uma obra que se distancia e muito dos livros que apresentam “fórmulas mágicas para se encontrar a felicidade”. Viver não dói, trata-se de um livro de crônicas, em que a autora aborda de forma delicada, temas cotidianos como amor, felicidade, viagens, amizades, despedidas, dentre outros.
Inspirada pela frase do poeta modernista mineiro Emílio Moura: “Viver não dói. O que dói é a vida que não se vive. Tanto mais bela sonhada, quanto mais triste perdida.” Leila Ferreira inicia o livro com o capítulo Felicidade: menos, por favor, onde ela fala que a felicidade é encontrada nas coisas mais simples da vida:
“Na vida real, o que existe é uma felicidade homeopática, distribuída em conta-gotas. Um pôr do sol aqui, um beijo ali, uma xícara de café recém coado, um livro que a gente não consegue fechar, um homem que nos faz sonhar, uma amiga que nos faz rir… São situações e momentos que vamos empilhando com o cuidado e a delicadeza que eles merecem – alegria de pequeno, médio porte e até grandes (ainda que fulgazes) alegrias.” (p. 9)
Eu, particularmente, me identifiquei muito com a crônica De Manhattan para a serra da Canastra, presente no capítulo No meio do caminho tinha uma serra. Leila Ferreira descreve a viagem que ela fez para o vilarejo mineiro de São João Batista, localizado na Serra da Canastra, onde a autora fala da paz que sentiu nesse lugar que ela define com as seguintes palavras: “Um lugar onde me sinto só, mas inteira. E onde cada pessoa, cada pássaro, cada planta e cada pedaço de paisagem falam uma língua que minha alma traduz sem precisar recorrer ao dicionário.” (p. 80). Nessa crônica, como boa mineira que sou, me deliciei com a leveza com que a autora falou sobre a simplicidade e hospitalidade do mineiro, que sempre tem um café recém coado, um pão de queijo quentinho e uma porção de “causos” para oferecer àquele que vem o visitar.
Viver não dói, é de uma leveza tão singular que até mesmo as crônicas que ilustram momentos difíceis vividos pela autora como o avanço da doença e o falecimento da sua mãe, retratados pelas crônicas Cheiro de bolo e Quarto de mãe respectivamente, são apresentados ao leitor de forma sutil.
Posso dizer, que a obra de Leila Ferreira é daquelas que quando iniciamos não conseguimos parar de ler, e isso é motivado pela leveza e delicadeza com que foi escrita.  Me diverti, me identifiquei e me emocionei com as crônicas presentes em Viver não dói. Foi um verdadeiro deleite.
Não posso deixar de mencionar o caprichoso layout do livro, tanto a capa quanto as páginas que apresentam o início de cada capítulo, foram feitos com muito bom gosto e delicadeza.
 .

viver3

.viver5

.

viver4

 .

.

Recomendo muito a leitura de Viver não dói!
 .

.

assinatura susane carvalho

Anúncios

6 thoughts on “[Resenha] Viver não dói – Leila Ferreira

  1. Oi Susane, tudo bom? Não conhecia esse livro ainda e nunca tinha lido nada sobre a autora. O livro pareceu ser ótimo e fico feliz que ele não seja um de autoajuda, porque não gosto muito de livros assim. Gostei muito da edição do livro, muito linda e bem trabalhada. Adorei a sua resenha!

    Beijos

    Curtir

  2. Oi Su!

    Quando vi a capa já comecei a desanimar….
    Não gosto de livros de auto ajuda…
    Ainda bem que logo no inicio vc já explica que não é! ^_^

    Adoro livros de crônicas! Deixo sempre um no carro para ler devagar!

    Vou procurar ele lá na Bienal!

    Beijokinhas!

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s