[Resenha] Crônicas românticas e outras histórias – Talita Facco

Olá, pessoal!

Hoje eu vim trazer a primeira resenha que faço participando de um Book Tour e não só isso, é resenha do primeiro Book Tour organizado pelo Blog Da Literatura! 😀

.banner book tour 2

 

.

Para quem não viu, nós falamos da parceria com a Talita Facco aqui e sobre o Book Tour aqui.

Vamos à resenha?

.

 

10553486_10152290981931819_4852935864324728293_n

Título: Crônicas românticas e outras histórias
Autora: Talita Facco
Editora: Multifoco
Ano: 2013
Número de páginas: 70
Gênero: Contos/Crônicas

 .

Sinopse: Crônicas românticas e outras histórias reúne dez textos sobre o cotidiano de casais e adolescentes em diversos momentos do ano. As quatro primeiras crônicas são sobre um casal recém-casado passando pelas estações do ano e pelas situações mais inesperadas, como a mudança para um bairro no subúrbio de Londres, intriga com os vizinhos e pequenas discussões que ocorrem na madrugada. As outras histórias narram o cotidiano de personagens vivendo as datas comemorativas mais importantes do ano como Dia das Mães e Dia dos Pais, com pequenas discussões familiares e festas com amigos que terminam no ano novo. A obra possui uma linguagem bastante jovial e cotidiana, levando o leitor a se identificar com os acontecimentos das histórias e com seus personagens.

 .

10446651_10152291001061819_5720571753441546025_n

.

Crônicas românticas e outras histórias é o livro de estreia de Talita Facco. São dez histórias sobre o cotidiano de um jovem casal e a vida de adolescentes e de suas famílias ao longo do ano. O fio condutor da obra é, como o próprio gênero textual denota, o tempo. Aliás, a capa do livro e o seu sumário já estabelecem essa relação com o tempo, fazendo o leitor identificar-se com os acontecimentos, com a passagem das estações e com as datas importantes do ano.

“A temperatura já havia mudado, o último floco de neve derreteu há muito e uma nova estação começou cheia de vida e força.”

As primeiras quatro histórias contam o dia-a-dia de dois jovens recém-casados e o passar das estações. Da Primavera ao Inverno, vamos conhecendo sua rotina, sua intimidade, seus desejos e suas alegrias. O carinho entre os dois é revelado ao leitor através da linguagem um tanto poética da autora, que nos faz pensar naqueles casais apaixonados que não conseguem se desgrudar nem um momento e que se encontram até no intervalo do almoço.

“Com essa sensação, Rachel baixou a cabeça e distraiu-se alguns instantes, afinal era hora do almoço e muitas pessoas estavam saindo do escritório para relaxar e aproveitar o sol.” 

Não só as estações mudam, mas a vida do casal. A família cresce, tornando-se necessária a mudança do centro para o subúrbio de Londres. Momentos de discussão e de ternura convivem com o fim da estação de folhas amarelas enfeitando as calçadas de Londres e da primeira neve anunciando o início do inverno.

As outras seis histórias marcam datas comemorativas como o Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais… Dessas, gostei mais das crônicas da Páscoa e a do Dia dos Pais. O primeiro ensaia uma espécie de reflexão sobre o comércio feito durante essa época, gasto desnecessário com chocolates e a loucura que move as pessoas às compras. Eu digo “ensaia” porque o objetivo aqui não é refletir exatamente sobre todas as questões referentes à Pascoa e ao comércio, mas sim, como nós estamos frente a isso, adaptando-nos e agradando às pessoas que amamos. O segundo texto, sobre o Dia dos Pais, achei muito bonito e, admito, gostaria de estar na pele da personagem! (rsss… não entrarei em detalhes! Leiam o livro!)

Tenho que confessar que nessa segunda parte da obra não gostei muito de uma história, a do Dia dos Namorados. Talvez seja porque não me considero um exemplo de romantismo, mas nem foi esse o motivo por não ter me identificado com a leitura. O que realmente me incomodou foi a imaturidade dos personagens e o ambiente em que eles estavam. O casal de namorados parece ser muito bobinho para frequentar um ambiente universitário… Claro que o episódio narrado é bem possível de acontecer nesse local, mas, mesmo assim, a crônica não me agradou muito.

As duas últimas histórias tratam de eventos ocorridos nas datas comemorativas de final de ano: o Natal e o Revéillon. Gostei muito desses dois textos porque eles mostram aquele corre-corre de fim de ano e o encontro com pessoas queridas e importantes para celebrar a amizade, o amor, a vida.

“Dentro havia uma bela corrente e seu pingente era em formato de floco de neve.
– Que lindo, amor!
– Já que adora ficar olhando para ela, irá tê-la com você o ano inteiro.”

Crônicas românticas e outras histórias é um livro apaixonante! Possui apenas 70 páginas e deixa uma sensação de “quero ler mais!”. Tenho certeza de que os leitores vão sorrir com as situações representadas e refletir sobre os momentos passados com a família e os amigos.

Talita Facco conseguiu mostrar as felicidades simples do nosso cotidiano e que nós não percebemos porque, muitas vezes, não prestamos atenção aos detalhes. A autora sim, os apreende com sua linguagem doce, seu olhar sensível e romântico, tal qual o título da obra.

.

10534694_10152290996296819_2555504734659802045_n

.

Não se esqueçam de acompanhar as próximas resenhas da obra nos blogs participantes do Book Tour! 

.

.

assinatura ana karina

Anúncios

14 thoughts on “[Resenha] Crônicas românticas e outras histórias – Talita Facco

  1. Ansiosa por ler, gosto de cenas de romance, e descobertas entre o casal, e acredito que o passar das estações tem a ver com o amadurecimento, pelo menos é essa a ideia que tenho quando vejo sua resenha! Espero poder deliciar também dessas linhas… Parabéns pela sua primeira de muitas resenhas d book tour, muito bem pontuada!

    Curtir

  2. O livro chegou aqui em casa hoje e já estou louca pra ler HAHAHA
    Acho que vai ser uma leitura bem fácil, divertida e a narrativa parece ser bem legal, adoro coisas poéticas, embora casais SUPERapaixonados me enjoem um pouco, mas vai que eu mudo de ideia?
    Depois conto o que achei la no blog.
    Parabéns pela resenha, ficou muito boa 😀

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s