[Resenha] Da boca pra dentro – Yohana Sanfer 2/10

Título: Da boca pra dentro
Autora: Yohana Sanfer
Gênero: Prosa/Crônicas
Ano: 2013
Editora: Vermelho Marinho
Comprar: Sanfer livros
.
Esta resenha faz parte do Desafio de Férias #EuLeioNacionais. Clique aqui para saber mais.
.
.
10313557_579495152157756_2815586972843869834_n
.
Sinopse: Mas quantas e quais são as coisas que dizemos depois de consultar o coração? Um punhado de essência, um milhão de desejos, um infinito de verdades? Pra onde vai e de onde vem tudo aquilo que nos importa, esse tudo que é grande e traduzido pelas palavras que não cabendo no peito, transbordam corpo, alma e nossas certezas? Minha suspeita: da boca pra dentro. São da boca pra dentro todos os beijos que respondem um anúncio de dúvida, toda saudade confessada durante o abraço, o elogio inevitável, o desabafo acolhido por um olhar, a palavra engasgada e denunciada pelas lágrimas, o grito que transgride a calmaria(…) Moram da boca pra dentro nossos silêncios falhos, nossas falas eternizadas na lembrança de alguém, o sentimento entregue num agradecimento, numa saudação sincera, numa notícia boa, numa declaração de amor.”
.
****************************************************************
.
Quando o envelope com o livro Da boca pra dentro chegou aqui em casa fiquei tão feliz que abri-o rapidamente  para examinar o seu conteúdo. O livro possui uma capa lindíssima, a edição é bastante cuidadosa, o texto da “orelha do livro” é muito bem escrito e a dedicatória escrita no meu exemplar pela autora é fofa demais. Eu já gostei de Da boca pra dentro desde o início! ❤
A obra possui um total de 54 crônicas, no entanto, fiquei pensando se não poderíamos chamar algumas de poesia. Yohana Sanfer possui uma escrita delicada, uma linguagem simples que vai te conquistando a cada palavra e que parece te abraçar a cada página virada. Seu texto fala de cotidiano, de sonhos, de sentimentos e de decisões importantes.
 

Sentou-se à beira-mar pra entender o vento. De onde ele vinha, pra onde ia, que segredos trazia, se respostas e acalantos o vento oferecia e levava embora consigo.Refletia sorrisos de ontem, as vontades de hoje, a incerteza do amanhã. Embaralhava suas memórias, seus quereres e expectativas ao passo que a brisa do mar tocava seu rosto e beijava seus ouvidos.

(Trecho de “O que as ondas podem ensinar”)
Achei a leitura tão leve que li de uma vez só, em uma tarde de domingo. Em diversos momentos eu me identifiquei com os pensamentos da autora e tive a sensação de que a obra inteira revela seu interior e seu coração. Yohana escreve com paixão e é essa mesma paixão que move sua escrita.
 

Apaixonado é mesmo urgente, exigente, isento de razão. Um ser recém-contemplado pela inspiração. Com toda a simplicidade e fé de quem aposta em fazer o sentimento cresce, dará de inventar que o pra sempre é pouco. Decretará nova opção.

(Trecho de “Enamorados”)
 
Em muitas das crônicas, o amor é o sentimento predominante:
 

Ah, o amor. Só ele te faz duvidar da razão. Só ele te salva de si mesma. Mostra o quanto você é sim, capaz do abandono, do orgulho, das desistências. Mas não. Não convém. É amor. É o tal sentimento cheio de desalinhos, cheio de desafios e também de sentidos e motivos pra superar tantos pormenores.
(…)
Coragem. Quando chegar a hora de guerrear pelo que manda o coração, seja forte, prepare suas reservas, que de todas as certezas que se têm a dois, a única incontestável é esta: o amor nunca se rende.

(Trecho de “Das certezas”)
Yohana lembra de sua infância de um jeito doce e é com a mesma doçura que fala de seu dia-a-dia amoroso, valorizando a rotina não como algo enfadonho, mas como um cotidiano alegre, terno e poético. Mas também nos revela seu lado arrebatador, de uma mulher determinada, apaixonada e verdadeira.
Da boca pra dentro é um livro rico em imagens, repleto de alento e uma boa dica para leitura. Obra que pode ficar na cabeceira da cama para aqueles momentos que precisamos de poesia para as nossas almas. É, com certeza, uma das melhores leituras do ano.
.
10371518_10152262662931819_3303614014396568530_n
Da boca pra dentro, de Yohana Sanfer (página 67).
 

 

 .

.

assinatura ana karina

 

 

 

 

 

10 thoughts on “[Resenha] Da boca pra dentro – Yohana Sanfer 2/10

  1. Oi. Eu já conhecia esse livro, mas só de capa, porque a autora é minha amiga de face. E também já tinha vontade de ler ele antes, agora fiquei ainda mais. Preciso encontrar tempo na minha agenda, isso sim, kkk. Tem uma pilha de livros à minha espera.
    Beijos

    Curtir

  2. Oi, Ana!
    Eu vi esse livro por ai em vários blogs literários, eu gostei da capa dele, achei bem legalzinha, a sinopse também, mas como não sou lá muito fã de crônicas, eu não me interessei me ler, mas acredito que deve ser um livro bem interessante, pela sua resenha pude perceber isso *o*

    Beijos :*
    Larissa – Srta. Bookaholic

    Curtir

  3. Eu tenho parceria com ela e amei esse livro,foi o livro de crônicas que mais amei,estou apaixonada por ele,com certeza é o meu livro de crônicas favorito da estante.
    Sua resenha ficou ótima, se expressou muito bem.
    bjs

    Curtir

Comente!

