[Resenha] Édipo Rei – Sófocles

Título: Édipo Rei
Autor: Sófocles
Editora: Perspectiva
Páginas: 192
Ano: 2001
Tradução: Trajano Vieira

.

édipo

 

            A tragédia Édipo Rei, escrita por Sófocles, é considerada a maior tragédia do teatro grego, por reunir elementos daquela cultura e também pelo texto, brilhantemente escrito, que faz com que o leitor se envolva com a narrativa.

            O mito Édipo Rei conta a história do rei Laio, esposo de Jocasta, que após uma consulta aos oráculos, lhe é revelado que seu filho o matará e se casará com a rainha. Para evitar o parricídio e o incesto, Laio ordena ao seu servo que abandone a criança no alto da montanha com os pés amarrados. Porém, o servo do rei fica comovido e decide entregar a criança a Polípio, rei de Corinto, para que ele e sua esposa Mérope cuidem dela. E assim é feito, Polípio leva o menino para sua casa e lhe dá o nome de Édipo. Passam-se os anos e Édipo, em uma curiosa consulta aos oráculos, descobre que ele matará seu pai e se casará com sua mãe. Sem saber que Polípio e Mérope não são seus pais biológicos, Édipo decide sair de Corinto, pensando que assim, evitaria a consumação das profecias oraculares. Na fuga de Corinto, Édipo é atacado pela tropa do rei Laio e, em legítima defesa, acaba matando o rei. Édipo chega à Tebas, vence a esfinge, se torna tirano e casa-se com Jocasta, ou seja, desconhecendo a sua história, Édipo vai ao encontro do seu trágico destino: mata o próprio pai e casa-se com a mãe. Esse é o mito Édipo Rei, que na psiquiatria originou o famoso “Complexo de Édipo”.

.

EdipoEsfingeVaticano

Édipo e a Esfinge (Museu do Vaticano)

.

            A tragédia de Sófocles, por sua vez, inicia-se com Tebas sendo atingida por uma peste, e Édipo sendo suplicado pelo sacerdote para que descubra o motivo pelo qual o terrível mal está atingindo àquela terra. Édipo, como rei, já havia enviado seu cunhado Creontes para consultar os oráculos.  Creontes retorna a Tebas com a seguinte notícia: para que Tebas se libertasse daquela praga, o assassino do rei Laio, tinha que ser descoberto e expulso da cidade.

            Após a revelação de Zeus, Édipo se compromete, perante os tebanos, descobrir o assassino do seu antecessor e expulsá-lo de Tebas. Nessa busca pelo responsável por tirar a vida do rei Laio, Tirésias, o sacerdote, revela após Édipo muito insistir: “Afirmo que és o matador buscado.” (p. 54). Após a revelação de Tirésias, Édipo acusa-o de ser cúmplice de Creontes, para tirá-lo o trono. Incomodado com a revelação do sacerdote, Édipo decide ir em busca da história do assassinato de rei Laio que, consequentemente, o leva a sua verdadeira origem.

            A tragédia de Sófocles, envolve o leitor tanto pelo texto brilhante, quanto pelas características dos personagens, principalmente de Édipo, que ao mesmo tempo em que se mostra como arrogante também é dotado de extrema inteligência, características próprias dos heróis gregos. É uma obra que ilustra os povos daquela época, mas também é um clássico que apesar de ter sido escrito há tantos anos, tem características contemporâneas, que contribuem para que o leitor se envolva com a peça e com os personagens. Considero que é uma obra que todos, em algum momento da vida, deveriam ler. Fica o convite a vocês!!

.



assinatura susane carvalho

            

Anúncios

4 thoughts on “[Resenha] Édipo Rei – Sófocles

  1. Gostei muito do texto! Explora de forma concisa a filosofia no livro de Sófocles, não li a obra ainda, mas como bem dito pela resenhista é uma obra que certamente lerei em algum momento, pois é um texto brilhante! Parabéns pelo excelente trabalho Susane!

    Curtir

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s