Universo Paralelo #4: Resenha Cidade dos Ossos

cidade ossos.

Livro: Cidade dos Ossos – Série Os Instrumentos Mortais (City of Bones – The Mortal Instruments)
Autora: Cassandra Clare
Lançamento: 2007 (nos EUA), 2010 (no Brasil)
Editora: Galera Record
Páginas: 459

.

Sequências:

Cidade das Cinzas (No Brasil: 2011/Nos EUA: 2008)
Cidade de Vidro (No Brasil: 2011/Nos EUA: 2009)
Cidade dos Anjos Caídos (No Brasil: 2012/Nos EUA: 2011)
Cidade das Almas Perdidas (No Brasil: 2013/Nos EUA: 2012)
Cidade do Fogo Celestial (Será lançado ainda esse ano, em maio nos EUA e em junho no Brasil)

.

Sinopse

Clarissa (Clary) Fray mora em um apartamento no Brooklyn em Nova York com a mãe, Jocelyn Fray. Em uma noite, ela vai a uma boate com o melhor amigo, Simon, e acaba presenciando uma estranha cena: dois jovens tatuados portando estranhas armas perseguem um rapaz até uma sala. Depois de segui-los, ela vê os jovens, Alec e Jace, e uma moça, Isabelle, matarem o rapaz que estava sendo perseguido, porém Jace alega que ele era um demônio. Logo depois, seu amigo Simon chega com um segurança da boate, mas nem ele nem o segurança conseguem enxergar os três jovens. Abalada por esse evento, Clary reencontra Jace no dia seguinte, e na mesma noite sua mãe desaparece e ela é atacada por um demônio. Ferida, a única alternativa dela é ir com Jace para o Instituto, refúgio dos Caçadores de Sombras, que é como se intitulam os jovens que ela encontrou na boate. Clary acaba descobrindo que seu passado não é exatamente como ela imaginava.

Tenho que admitir: comecei a ler esse livro bem relutante. Além de ter ouvido críticas não tão boas, o fato é que estou saturada de livros YA sobrenaturais, logo, não esperava muito do livro. O fato é que foi uma surpresa boa e ruim: boa porque o livro não é ruim como eu imaginava; e ruim porque a história tinha potencial para ser algo melhor do que é.

A narrativa é em terceira pessoa, algo que não vi muito em livros do gênero. Isso é algo positivo, já que é possível ver a história como um todo (e Clary não sabe de muita coisa sobre esse novo mundo no início, afinal). O começo do livro é um pouco lento, mas a partir da Parte II (o livro é divido em três partes) a história começa a se desenvolver melhor, inclusive os personagens.

O mundo criado por Cassandra Clare me surpreendeu, pelo fato de funcionar misturado ao mundo real, me lembrando (lembrando, não comparando, que fique claro) um pouco como Rick Riordan misturou a mitologia greco-romana ao mundo atual. Enquanto Riordan explica que os humanos não conseguem ver os eventos sobrenaturais devido aos efeitos enganadores da Névoa, em Cidade dos Ossos as pessoas necessitariam da Visão para enxergar o mundo sobrenatural, sem isso os seres sobrenaturais não seriam vistos ou simplesmente enxergados como outra coisa. Esses seres incluem vários mitos: lobisomens, vampiros, fadas, gnomos, mas com um acréscimo: os demônios. Há então os mundanos (humanos comuns), os Caçadores de Sombras (humanos que receberam treinamento e “poderes” para matar demônios), os seres do Submundo (lobisomens, vampiros, feiticeiros e afins) e os demônios (as criaturas perigosas desse mundo).

Quanto aos personagens, inicialmente não me convenceram. Com o passar da história, as relações entre os personagens melhoraram consideravelmente, e os diálogos em geral são bem escritos, trazendo inclusive boas doses de sarcasmo, levando um tom mais cômico à história. Os irmãos Alec e Isabelle são cativantes, assim como Jace, um personagem bem irônico. A Clary, tenho que dizer, me decepcionou. Apesar de ser a protagonista, não tem nada de exatamente especial: se trata de uma garota comum, com nenhuma característica marcante, sendo mais importante pela história de sua família do que propriamente sua personalidade. Já Simon me parece um personagem bem caricato: amigo de infância da garota, nerd e apaixonado por Clary, mas ela não o corresponde. O núcleo de personagens, em geral, é pequeno, dado a complexidade que o “Mundo das Sombras” teria que apresentar. Um dos fatos que me desagradou foi o fato de A Clave, instituição maior dos Caçadores de Sombras, ser citada a todo instante mas não aparecer efetivamente em nenhum momento da narrativa.

Algo marcante sobre Cidade dos Ossos é que a história se encontra em um “meio termo”. O livro está acima de outros do gênero por não se prender tanto ao romance, as criaturas sobrenaturais são mais “selvagens” e sombrias, e a narrativa corre bem. No entanto, pude perceber que a história de Os Instrumentos Mortais é interessante, a premissa que norteia o livro apresenta uma boa ideia, algo que pode dar certo sem se prender demais a clichês. Porém, o que vi foi um potencial interessante ser desperdiçado, já que a construção do enredo deixa a desejar. Traço aqui um paralelo com Feios, do Scott Westerfield, que tem um ótimo potencial, mas se perde no desenvolvimento do enredo e por tentar deixar os personagens com características mais teen, para agradar ao público adolescente.

O final da história sinceramente me surpreendeu, devido às reviravoltas inteligentes da trama, e espero que isso seja mais explorado nos livros seguintes.

Um fato que eu desconhecia é que a autora de Cidade dos Ossos escrevia fanfictions de Harry Potter (para quem não sabe, fanfictions são histórias escritas por fãs que contam com os personagens de um livro, série, anime, etc). Analisando isso, pude perceber que a inspiração na história é visível em alguns detalhes: o tipo de narrativa, a questão do passado do protagonista, mas nada que seja extremamente evidente.

.

Nota do livro: 7/10

Uma história mais bem desenvolvida entre outras do gênero, e uma leitura fácil e rápida. Porém não espere muito: é mais um passatempo do que uma trama marcante.

P.S: Ainda não assisti ao filme baseado no livro, que foi lançado no ano passado. Quando tiver a oportunidade comento aqui sobre o que achei da adaptação.

Não gostei da capa do livro, uma história que se passa em Nova York e tem vários seres sobrenaturais merecia uma capa melhor. E o comentário da Stephenie Meyer? Completamente desnecessário.

.

.

assinatura karen caires

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s