[Resenha] Química Perfeita – Simone Elkeles

Título: Química Perfeita
Autor: Simone Elkeles
Editora: Underworld
Ano da edição: 2011
Número de páginas: 307
Tradução: Yara Camillo
.
fonteoriginal

 

Nos olhos dela se via um mundo “perfeito” onde tudo com que interagia era certo, uma vida de boneca de vidro sem riscos e medo. Acordar de manhã e se preocupar apenas com a roupa ideal para passar o dia sem que passasse despercebida pelos olhos de todos, ir para a escola e interpretar o papel da linda líder de torcida que era invejada por muitas e que tinha em mãos o desejado capitão do time de futebol.

Nos olhos dele apenas existia um vazio, que era preenchido por um mundo violento e perigoso. Ser o homem da casa e cuidar de seus irmãos e de sua frágil mãe, passar a imagem de um marginal de gangue para manter as pessoas afastadas e ao mesmo tempo não se meter em encrencas que poderiam por seu futuro em risco.

Sinopse: Os garotos do instituto Fairfiel, do subúrbio de Chicago, sabem que South Side e North Side não se misturam. Assim, quando a líder de torcida Brittany Ellis e o marginal Alex Fuentes são obrigados a trabalhar juntos como parceiros de laboratório na aula de Química, os resultados prometem ser explosivos. Mas nenhum deles estava pronto para a reação química mais surpreendente de todas: O amor. Poderão romper os preconceitos e estereótipos que os separam?

.

Clichê não? A garota mais popular do colégio e o encrenqueiro, quem nunca leu ou assistiu algo que se identificasse com isso? Mas, às vezes as coisas mais clichês são aquelas mais interessantes e foi exatamente isso que pensei assim que me entreguei a este livro: acabei me apegando fortemente ao casal principal que, mesmo parecendo superficial, acabou se mostrando muito interessante e imprevisível.

A menina popular, na verdade, enfrenta vários problemas como qualquer outra garota e tem que escolher entre ser a pessoa perfeita que todos acham que é ou libertar o seu verdadeiro eu. E o marginal que apesar de receber essa fama por bons motivos, tem um grande coração e sonha em um dia ter um futuro digno e limpo de seus antigos erros.

Outra questão abordada no livro são as diferentes classes sociais. A obra tenta retratar, do jeito mais realista possível, os problemas que os jovens enfrentam quando se envolvem com uma pessoa de outra “zona”. Quando os pais não apoiam e tentam proibir a todo custo esse envolvimento. Hoje em dia essa pode ser a realidade de alguns adolescentes que acabam sendo obrigados injustamente a se desfazer de alguém que amam. E por isso o livro tem uma essência de realidade, deixando de lado o surreal e mostrando um tipo de história cativante ao mesmo tempo moral.

A autora também conseguiu criar vários tipos de cenários, desde o romance até a ação desfrutada momentaneamente pelos principais. E fazer cada leitor sentir aqueles preciosos momentos que proporcionam vários tipos de emoções diferentes: sentir aquela necessidade de ler o primeiro beijo e de ficar entusiasmada quando as coisas estão finalmente dando certo, enfrentar uma raiva terrível por cada briguinha boba que acaba magoando os sentimentos dos personagens, ter alívio quando acontece aquela linda reconciliação e finalmente ficar com aquele aperto no peito quando acaba perdendo as esperanças de um final feliz que pode surpreender. Leitura recomendada!

“Só tenho uma certeza, que nessa história você se sentirá como numa perfeita e turbulenta reação química.”

.

.

Ana Soares

 

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s