Feira do Livro de Porto Alegre

A Feira do Livro de Porto Alegre é um evento cultural que ocorre todos os anos entre o final do mês de outubro e início de novembro na Praça da Alfândega no centro da cidade. É uma das mais antigas do país, sua primeira edição ocorreu em 1955 e seu idealizador foi o jornalista Say Marques, diretor-secretário do Diário de Notícias. Inspirado por uma feira que visitara na Cinelândia no Rio de Janeiro, Marques convenceu livreiros e editores da cidade a participarem do evento.

O objetivo da feira era popularizar o livro, movimentando o mercado e oferecendo descontos atrativos. Na época, as livrarias eram consideradas elitistas. Por esse motivo, o lema dos fundadores da primeira Feira do Livro foi: Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo.

A primeira edição da feira possuía 14 expositores, sendo as bancas criadas por carpinteiros da Livraria e Editora Globo. As sessões de autógrafos iniciaram na segunda edição e na terceira, coleções começaram a ser vendidas pelo sistema de crediário. A década de 70 trouxe a programação cultural, dando um caráter popular ao evento e somente nos anos 80 que a venda de livros usados foi admitida.

Desde a década de 90 a feira vem ampliando o seu espaço e as suas atividades, trazendo, assim, novos leitores. Podemos, além de circular pelas bancas de livros, acompanhar a programação das casas culturais no entorno da Praça da Alfândega: Santander Cultural, Margs, Memorial do RS, Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo.

.

.

Neste ano, a Feira do Livro de Porto Alegre está na 59ª edição. Iniciou no dia 01 de novembro e encerrará no próximo final de semana, dia 17 de novembro. Conforme o site da feira, a atual programação contempla mais de 700 sessões de autógrafos, 156 eventos em salas, 31 oficinas ligadas ao livro e à criação literária e muitas outras atividades.

O patrono da 59ª Feira do Livro é o professor de Literatura Brasileira da UFRGS, escritor e ensaísta Luís Augusto Fischer. Ele foi escolhido por representantes da área cultural dentre uma lista com dez finalistas e foi empossado no dia 01, data de abertura da Feira.

.

Luis Augusto Fischer é o patrono da 59ª Feira do Livro de Porto Alegre

.

A Alemanha será o país homenageado na Feira. Entre as razões da escolha do país está a realização da “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014” e o fato de o Brasil ter sido homenageado pela Feira do Livro de Frankfurt, que ocorreu em outubro deste ano. Uma série de atividades, em parceria com o Goethe-Instituto, vão movimentar os 17 dias da Feira na Praça da Alfândega. Estão previstos eventos nas áreas de literatura, quadrinhos, cinema e biblioteconomia.

Se você quiser saber mais sobre a programação da Feira do Livro de Porto Alegre, acesse aqui.

.

.

.

Nós, obviamente, já passamos pela feira e fizemos algumas aquisições… A Adri comprou O fantasma da ópera, de Gaston Leroux; A garota que eu quero, de Markus Zusak; O vendedor de sonhos, de Augusto Cury. A Karina (eu) comprou Divergente, de Veronica Roth; a trilogia Milennium (Os Homens que não amavam as mulheres, A menina que brincava com fogo, A rainha do castelo de ar), de Stieg Larsson; O segredo dos seus olhos, de Eduardo Sacheri e Ao farol, de Virginia Woolf. O Bruno adquiriu Hamlet, de William Shakespeare; O Horror em Red Hook, de H. P. Lovecraft e não lembro o que mais. Os nossos amigos do blog ou não foram ainda na feira, ou não quiseram me falar…

O importante é que em breve teremos mais resenhas por aqui! 😉

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s