[Resenha] Quem é você, Alasca? – John Green

Quem é você, Alasca? (2010) – John Green

John Green se tornou um dos maiores autores de livros para jovens na atualidade, tendo se consolidado com suas grandes obras, que estimulam a reflexão e mexem com o emocional de quem o lê. Ganhador de inúmeros prêmios, Quem é você, Alasca? é a primeira obra publicada de Green.

Como já é de praxe em seus livros, trata-se da história de um nerd, Miles Halter, um garoto da Flórida, sem amigos, sem vida social e viciado em últimas palavras – uma paixão um tanto quanto peculiar, em saber as últimas palavras de pessoas famosas e importantes. Cansado de sua vida solitária, ele decide deixar a Flórida e ir para um internato chamado Culver Creek.

Chegando lá, Miles conhece seu novo colega de quarto, Chip Martin, mais conhecido como Coronel, um menino mantido em Culver Creek por uma bolsa, que mora em um trailer com a mãe e tem uma grade aversão aos “Guerreiros de Dia de Semana”, que é como chama os garotos ricos que passam os finais de semana na casa dos pais. Chip apelida Miles como Gordo – uma ironia por ele ser extremamente magro – apresenta-o a seus amigos, dentre os quais, a misteriosa e imprevisível Alasca Young.

Alasca é uma menina rebelde, inconformada com a sociedade, com pensamentos muito complexos e um humor extremamente instável. Assim, logo Miles se apaixona, porém o grande problema é que ela tem namorado.

Alasca sentou-se de frente para mim no círculo de carteiras, mas não me olhou uma única vez durante toda a aula, ao passo que eu só tinha olhos para ela. (p. 31)

Então os dias de Miles tornam-se inesperadamente divertidos, e um mundo totalmente novo e desconhecido se abre pra ele: ter um grupo de amigos, ter inimigos, brigas, fumar, beber, namorar, pregar trotes, ser odiado por professores, e, principalmente, ter grandes reflexões sobre a vida, junto com Alasca. Miles aprende que a vida pode ser surpreendente, às vezes de um jeito bom, outras vezes não.

Com uma narrativa divertida e carregada de reflexões e filosofias, o livro é dividido em duas partes, em contagem de dias antes e depois de um acontecimento marcante na história, que com certeza atiça cada vez mais a curiosidade do leitor, com seus personagens complexos, humanos, com defeitos, e não com adolescentes perfeitos como se vê na maioria dos livros.

Angustiante e eletrizante, Quem é você, Alasca? é um livro que faz quem o lê refletir um bom tempo depois do término da leitura, além de deixar com o coração na boca e os olhos úmidos, é um livro que realmente vale a pena ler, viver, se divertir, chorar e, como nas outras obras de Green, se apaixonar.

Título: Quem é você, Alasca?
Autor: John Green
Editora: Martins Fontes
Páginas: 229
Ano da Edição: 2010
Tradutor: Rodrigo Neves

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s