[English corner #5] Ernest Hemingway

.

.

Dia 21 de Julho marca uma data muito importante para a literatura Norte-Americana e mundial: há 113 anos, em 1899, nascia um garoto que viria se tornar um dos mais respeitados nomes das Letras: Ernest Hemingway.

Ernest Miller Hemingway, natural de Oak Park, no estado de Illinois, foi o segundo filho de Clarence Hemingway, um médico, e Grace Hall Hemingway, uma musicista. Durante sua infância, o menino desenvolveu habilidades nas áreas da pesca e da caça, que se tornariam paixões ao longo de sua vida. Após graduar-se no ensino médio, em 1917, Hemingway  trabalhou como reporter para um jornal do Missouri.

.

retrato de família: Hemingway, sua esposa e filhos.

.

No ano seguinte, porém, sua vida sofreu uma mudança drástica. Durante a Primeira Guerra Mundial, o escritor americano fora  apontado como motorista de ambulâcia voluntário para a Cruz Vermelha italiana. Durante este serviço, Hemingway foi ferido e necessitou de vários meses para completar sua recuperação.

Durante os anos 20, Hemingway formou parte de um célebre grupo de artistas expatriados que viviam em Paris, ao lado de nomes como F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein e Ezra Pound. Este episódio de sua vida é brevemente retratado no filme de Woody Allen “Meia-Noite em Paris”, onde o personagem principal, Gil Pender (Owen Wilson) volta no tempo, encontrando os ícones das artes que viviam em Paris em 1920.

.

Meia-Noite em Paris (2011), de Woody Allen.

.

.

Corey Stoll no papel de Ernest Hemingway em Meia-Noite em Paris (2011), de Woody Allen.

.

A obra de Ernest Hemingway apresenta temas que lhes foram próximos: a Guerra, a vida em países estrangeiros, viagens a África, entre outros.

Em 1940, Hemingway participou como correspondente na Europa durante a Segunda Guerra Mundial.

Tendo lançado obras como “Adeus às Armas” (A Farewell to Arms) “Por quem os sinos dobram” (For whom the Bell Tolls), o maior triunfo de Hemingway veio com a obra “O Velho e o Mar” (The Old Man and the Sea), livro pelo qual ele ganharia o Prêmio Pulitzer em 1953 e, em 1954, o Prêmio Nobel de Literatura.

.

Adeus às Armas (1929)

.

.

Por Quem os Sinos Dobram (1940)

.

.

O Velho e o Mar (1952)

.

.

No final de sua vida, Hemingway fora se tornando cada vez mais depressivo e ansioso, o que resultou em seu suicídio em 2 de Julho de 1961.

Apesar de ser americano, a obra de Ernest Hemingway não pode ser enquadrada apenas por sua nacionalidade, uma vez que este grande escritor traduziu em seus livros suas experiências em diferentes localizações geográficas e, deste modo, colocou seu nome no mais alto patamar dos escritores daquele tempo.

.

Every man’s life ends the same way. It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.

                                                                                                                                                                           Ernest Hemingway

.

.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s