[Sugestão de atividade #6] Leitura: “Ruth Rocha conta a Odisseia”

Uma discussão que às vezes surge com alguns colegas da área é: ler ou não versões adaptadas para jovens leitores? E a minha resposta é SIM. Sou totalmente a favor de respeitar a idade, a maturidade e, principalmente, os limites dos estudantes. Nem sempre estamos prontos para determinadas leituras e forçar o aluno a ler obras que ele ainda não tem condições – seja lá por qual motivo – é crueldade. Claro que devemos incentivar o desafio, sempre. No entanto, existem tantas boas versões adaptadas de obras da literatura universal para o público infantil e juvenil… Por que não as utilizar em sala de aula?

Há anos eu comprei o livro Ruth Rocha conta a Odisseia, da Companhia da Letrinhas, de presente para a minha mãe, que também é professora de Língua Portuguesa. É a própria Odisseia, atribuída a Homero, contada para o público infantil. As ilustrações são de Eduardo Rocha. A edição é lindíssima!

O livro conta a volta de Ulisses, herói grego que lutou na Guerra de Troia, à Ítaca. Durante a sua longa viagem de retorno, ele passa por diversas aventuras: enfrenta a fúria de alguns deuses, o canto das sereias, tempestades em alto mar e muito mais.

A obra possui uma linguagem muito acessível. Sugiro para crianças de 8 a 11 anos ou para alunos do 3º ao 6º ano. Dependendo da turma, até um 7º ano pode ler. Aliás, estou lendo com uma turma de 7º ano pois os alunos tem entre 11 e 12 anos e adoram mitologia grega e o resultado está sendo positivo. Alunos que costumam se queixar da leitura em casa ou em sala de aula “devoraram” o livro e estão pedindo outros para levarem para a casa.

Confesso que estou muito feliz e em breve postarei o trabalho que realizaremos em sala de aula, assim que toda a turma terminar a leitura.

Encontrei o livro disponível na internet, se alguém tiver interesse em conhecê-lo. Trabalho em sala de aula uma outra edição, que foi distribuída pelo Ministério da Educação, da Coleção Literatura em minha casa. Essa edição, no entanto, possui as mesmas ilustrações e o glossário.

Atenção: esta versão ainda não está atualizada conforme a última reforma ortográfica.

Espero que gostem da leitura!

Beijinhos,

Ana Karina

Anúncios

2 thoughts on “[Sugestão de atividade #6] Leitura: “Ruth Rocha conta a Odisseia”

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s