J. M. Barrie e Peter Pan

Olá, pessoal!

Faz um tempinho que não posto aqui no blog pois ando bastante atarefada nas escolas em que trabalho. Desde o final de abril iniciei em mais duas escolas e até me adaptar nas novas turmas é um cansaço. No entanto, não podia deixar de escrever algumas linhas sobre alguns escritores que fizeram aniversário nessa semana que passou. Um deles é James Barrie, o autor de um personagem bastante conhecido na literatura: Peter Pan.

Você já conhecia este escritor?

.

J. M. Barrie

.

James Matthew Barrie nasceu em Kirriemuir, na Escócia, no dia 9 de maio de 1860. Foi um escritor e dramaturgo britânico. Desde criança Jamie – como era chamado – ouvia histórias de piratas contadas por sua mãe, que lia para seus filhos as aventuras de R. L. Stevenson.

Barrie frequentou a Glasgow Academy e a University of Edinburgh até se mudar para Londres no ano de 1885, para investir na carreira de escritor. Vendia seus trabalhos para revistas de moda como The Pall Mall Gazett, sendo a maioria deles humorísticos.

Escreveu diversas peças teatrais e livros durante quase toda a vida, em sua maioria voltada para o público adulto, inclusive a peça The Boy Who Wouldn’t Grow Up (O Menino Que Nunca Quis Crescer, em português), de 1904, que deu origem ao famoso personagem Peter Pan, sua mais célebre e famosa criação, um menino criado pelas fadas que conseguia voar e vivia em uma terra mágica chamada Neverland (ou Terra do Nunca, como é conhecido nos países lusófonos), aonde não envelhecia jamais. Porém, só em 1911 o romance Peter and Wendy ou simplesmente Peter Pan, foi publicado em livro, narrando a clássica história dos irmãos Darling: Wendy, João e Miguel (Wendy, John e Michael, em inglês) que acompanham Peter Pan em uma jornada pela Terra do Nunca, aonde enfrentam piratas, liderados pelo Capitão Gancho. Antes disso Barrie escreveu os romances Little White Bird (1902) e Peter Pan in Kensington Gardens (1906), ambos inspirados no personagem, narrando suas aventuras no Jardins de Kensington, em Londres.

Acredita-se que Barrie tenha se inspirado em sua amizade com os filhos de Sylvia Llewelyn Davies, uma dona de casa viúva a quem o escritor conheceu por acaso, para criar o mundo mágico de Peter Pan. De fato, Barrie se tornou tutor dos garotos depois da morte de Sylvia até o ano de 1937.

Barrie tornou- se barão e, em 1922, recebeu a Ordem de Mérito. Era visitado em Adelphi Terrace, por ministros, duques e estrelas do cinema, como Charlie Chaplin e admiradores, que ele ocasionalmente ajudava com dinheiro ou conselhos. Doou, ainda em vida, os direitos autorais da história de Peter Pan ao hospital pediátrico Great Ormond Street.

O criador do menino eternamente jovem e da Terra do Nunca morreu em 19 de Junho de 1937 de pneumonia. Encontra-se sepultado no Cemitério Kirriemuir, Kirriemuir, Angus na Escócia.

.

.

Peter Pan

Cada vez que uma criança diz “Eu não acredito em fadas” em algum lugar uma pequenina fada cai morta no chão.

(trecho de Peter Pan)

Peter Pan (1953), da Disney

.

.

O personagem Peter Pan aparece em mais de um romance do escritor. Em The Little White Bird, o personagem aparece através da narração de um rico solteiro que faz amizade com um garotinho, David. Ele e o garoto vão passear em Kensington Gardens e o narrador conta a David a história de Peter Pan, que podia ser encontrado nos jardins à noite.

O romance Peter e Wendy narra a história de como a família Darling conheceu o menino que nunca fica adulto e as aventuras na Terra do Nunca. Além de uma narrativa repleta de fantasia, o leitor conta com o epílogo do romance, quando Peter visita Wendy já adulta.

.

.

Estátua de Peter Pan, em Londres

.

.

O personagem tornou-se tão famoso que existem diversas releituras da obra de Barrie. Em Londres, há uma estátua em homenagem a Peter Pan. O romance já foi traduzido para diversos idiomas e, além disso, feitas diversas adaptações para o público infantil. No cinema, também existem várias versões que até hoje encantam o público de todas as idades.

 .

As adaptações para o cinema

.

Como eu disse, existem vááááárias versões para o cinema da obra de James Barrie. Uma das mais conhecidas é a dos estúdios Disney, Peter Pan. É um desenho animado de 1953. Caso você queira conferir, o desenho está disponível no site do youtube, dublado em português.

.

.

Outra versão cinematográfica que eu simplesmente ADORO é a de 1993: Hook, a volta do Capitão Gancho.

Como o próprio título já diz, o Capitão Gancho retorna, depois de muitos anos, para sequestrar os filhos de Peter Banning, que um dia já foi Peter Pan. O problema é que Peter já tem 40 anos de idade e esqueceu a sua origem. Para conseguir resgatar seus filhos, Peter deverá voltar à Terra do Nunca e enfrentar diversas aventuras. No elenco estão atores consagradíssimos como Robin Williams como Peter Pan/Peter Banning, Dustin Hoffman como o Capitão Gancho e Julia Roberts como Sininho.

Eu gostei muito dessa releitura e acho que vale a pena assistir. Mas vou confessar aqui que sou suspeita pois adoro o Robin Williams, o Dustin Hoffman e a Julia Roberts!

.

 .

.

Em 2002, a Disney lança novamente uma história sobre Peter Pan. O título do novo desenho é Peter Pan: De volta à Terra do Nunca.

.

.

Ambientada durante a Segunda Guerra Mundial, quando Londres era bombardeada pelos alemães, a história mostra Wendy, ex-parceira de Peter Pan, já adulta e mãe de Jane e Danny. Este último adora as histórias que ela lhe conta sobre o amigo. Mas Jane é uma garota séria que diz não ter tempo para brincadeiras.

Enquanto isso, na Terra do Nunca, o Capitão Gancho, que se recuperou depois de ter sido comido por um crocodilo décadas antes, nunca consegue derrotar seu eterno inimigo. Então ele voa até Londres e sequestra Jane, acreditando que ela é Wendy, para usá-la como isca para atrair o menino de roupa verde.

Depois de abrir caminho em meio a um ataque de bombardeios alemães, na saída de Londres, o Capitão Gancho perde Jane para Peter pouco depois de voltar à Terra do Nunca.

.

.

Em 2003, foi lançada outra adaptação da obra de Barrie. Dessa vez, Peter Pan é estrelado pelo ator Jeremy Sumpter. A diferença desse filme para o anterior, é que o protagonista é um menino, em vez de um adulto.

No youtube está disponível o trailer do filme (em inglês).

.

E, por último, um filme lançado em 2004: Em busca da Terra do Nunca. Ao contrário dos filmes comentados aqui, esse conta uma possível história de como escritor James Barrie criou o personagem Peter Pan e a Terra do Nunca.

 .

.

J.M. Barrie (Johnny Depp) é um bem-sucedido autor de peças teatrais, que apesar da fama que possui está enfrentando problemas com seu trabalho mais recente, que não foi bem recebido pelo público. Em busca de inspiração para uma nova peça, Barrie a encontra ao fazer sua caminhada diária pelos jardins Kensington, em Londres. É lá que ele conhece a família Davies, formada por Sylvia (Kate Winslet), que enviuvou recentemente, e seus quatro filhos. Barrie logo se torna amigo da família, ensinando às crianças alguns truques e criando histórias fantásticas para eles, envolvendo castelos, reis, piratas, vaqueiros e naufrágios. Inspirado por esta convivência, Barrie cria seu trabalho de maior sucesso: Peter Pan.

O filme é lindíssimo, a atuação de Johnny Depp, Kate Winslet e o maravilhoso (sim, adoro ele) Dustin Hoffman é impagável. É também com aquele menino que faz A Fantástica Fábrica de Chocolate, o Freddie Highmore, que eu acho a coisa mais querida. Além disso, o filme foi indicado para 7  Oscars, incluindo o de Melhor Filme.

Vale a pena assistir (mais de uma vez até!)

Vejam o trailer do filme e me digam se não dá vontade de assistir ao filme agorinha mesmo:

.

.

Como podemos ver, a obra de James Barrie ainda encanta pessoas de todas as idades. Espero que a história desse menino que não queria crescer desperte em vocês um lado criança e que vocês possam conhecer esse mundo de aventuras que é a Terra do Nunca.

Beijinhos.

Ana Karina


Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s