28 de abril: Dia da Educação

“Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” (Paulo Freire)

Você sabia que o dia 28 de abril é considerado o Dia da Educação? O blog Da Literatura não podia deixar de comentar sobre essa data tão importante e também homenagear aos educadores. Sabemos que não é apenas na escola que a educação deve ser transmitida e experienciada, no entanto, cada vez mais a escola assume o papel de “o lugar da educação”. Nesse sentido, o papel do educador é de extrema importância já que cabe a ele cabe transmissão conhecimentos e o estímulo do raciocínio lógico e da visão crítica dos estudantes, ajudando-os no desenvolvimento de habilidades para entrar no mercado de trabalho e assumir seu papel de cidadão.

Homenagem aos Educadores! 🙂

Um pouquinho sobre a Educação

Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.

A prática educativa formal — que ocorre nos espaços escolarizados, que sejam da Educação Infantil à Pós Graduação — dá-se de forma intencional e com objetivos determinados, como no caso das escolas. No caso específico da educação formal exercida na escola, pode ser definida como Educação Escolar. No caso específico da educação exercida para a utilização dos recursos técnicos e tecnológicos e dos instrumentos e ferramentas de uma determinada comunidade, dá-se o nome de Educação Tecnológica. A educação sofre mudanças, das mais simples às mais radicais, de acordo com o grupo ao qual ela se aplica, e se ajusta a forma considerada padrão na sociedade. Mas, acontece também no dia-a-dia, na informalidade, no cotidiano do cidadão. Nesse caso sendo ela informal.

No Brasil, a educação é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação a educação no Brasil se divide em:

  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental: 9 anos
  • Ensino Médio: 3 anos
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Ensino Técnico: Pós Médio
  • Ensino Superior: Tecnólogo, Licenciatura ou Bacharelado
  • Pós-Graduação: Lato sensu (Especialização) ou Stricto sensu (Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado)

Fonte:  texto adaptado do site Wikipedia.

Caso você queira saber mais alguns dados sobre a Educação no Brasil, clique aqui.

Beijinhos

Ana Karina

Anúncios

3 thoughts on “28 de abril: Dia da Educação

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s