Dado pedagógico: Alice no país das Maravilhas

O dado pedagógico

Hoje eu vim compartilhar uma ideia que tive no ano passado quando pesquisava algumas atividades escolares na internet. Eu gosto de levar, sempre que posso, jogos pedagógicos para a sala de aula nas turmas de 5ª série/6º ano e 6ª série/7º ano, pois acredito que esses alunos são muito dinâmicos e que o lúdico nas aulas de Língua Portuguesa auxilia no aprendizado.

Foi então que eu pedi para a minha amiga Cláudia, que, além de professora da mesma área, é uma pessoa super talentosa, fazer um dado pedagógico.

Alice

O dado pedagógico é um grande auxiliar para as aulas de Português tanto para atividades de interpretação de texto quanto para revisão de conteúdos gramaticais. Você pode usar da seguinte forma: (1) colocar bilhetinhos nas faces do dado. Depois que o aluno joga o dado, é só tirar um bilhetinho, ler em voz alta o que se pede e responder. E a outra forma é (2) fazer um cartaz com envelopes que representem cada face do dado. O aluno joga o dado, vê qual o personagem que está na face, vai até o cartaz e tira um bilhetinho que esteja dentro do envelope que representa o personagem.

Quando a turma é muito grande, eu aconselho usar a 2ª maneira pois serão necessárias muitas perguntas para que todos os alunos possam participar e o cartaz acaba fazendo o jogo ficar mais rápido.

Como o meu dado é temático, com personagens da obra Alice no país das Maravilhas, esse ano farei meus alunos lerem uma adaptação do livro e depois usarei o dado pedagógico para trabalhar o que foi lido.

Já usei para revisar diversos conteúdos, desde substantivo até verbos, e todas as vezes foram muito bacanas! É um momento para verificarmos se os alunos estão realmente aprendendo os diversos assuntos da disciplina.

Acredito que esse recurso pode ser utilizado não só para Português, mas para as outras disciplinas também. Basta usar um pouquinho de criatividade, né?

Para quem quiser ver com mais detalhes a confecção do dado pedagógico, acesse  esse link blog da Cláudia. Aproveite para ver outros artigos e tutoriais disponíveis. Se alguém quiser encomendar, o contato está lá no blog, ok?

O Chapeleiro Louco

E vocês, como vocês costumam trabalhar com essas séries?

Espero que tenham gostado da ideia.

Beijos.

Ana Karina

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s