1º de abril: dia da mentira

O dia 1º de abril, segundo a tradição popular, é considerado o Dia da Mentira ou Dia dos Bobos e é uma data em que as pessoas contam piadas, pregam peças em seus amigos ou conhecidos por pura diversão. Algumas brincadeiras existem há muito tempo, principalmente aquelas mais inocentes como avisar alguém que seus sapatos estão desamarrados ou que o seu rosto tem alguma coisa diferente. Há também quem faz convites falsos de alguma festa ou um presente estranho e depois grita “1º de abril!” quando a “vítima” está desprevenida.

Eu estava pesquisando sobre as celebrações feitas nesse dia e achei bem interessante algumas superstições: tradicionalmente, as piadas devem encerrar à meia noite pois depois desse horário, elas trazem má sorte; a vítima da brincadeira deve aceitar as piadas sempre com um sorriso no rosto pois aquele que não consegue aceitar os truques ou tirar proveito deles dentro do espírito da tolerância e do divertimento também sofre com a má sorte. Também se diz que aquele que for enganado por uma moça bonita será recompensado com o matrimônio, ou pelo menos a amizade dela. Homens não devem se casar neste dia ou suas esposas irão governá-los para sempre. Crianças nascidas em 1º de abril são consideradas de sorte.

A versão mais conhecida para a data remonta ao século XVI, na França. Lá, a chegada do Ano Novo era comemorada durante uma semana, do dia 25 de março ao dia 1º de abril. Em 1564, o rei Carlos IX decidiu que o Ano Novo seria celebrado no dia 1º de janeiro, devido à adoção do calendário gregoriano.

Muitas pessoas demoraram para se acostumar com o calendário, e outras resistiram à troca da data. Essas pessoas tornaram-se alvo das mais variadas formas de ridicularização. Eram chamadas de “bobos de abril”, recebiam convites para festas que não existiam e ganhavam cartões e presentes esquisitos no dia 1º de abril.

Da França, a mania de pregar peças nesta data teria percorrido o mundo e dura até hoje. Neste dia, todos precisam ficar atentos. Até mesmo grandes jornais e revistas publicam notícias falsas, para enganar e brincar com os leitores.

Pinóquio

Pinóquio, por Enrico Mazzanti

E como o dia é da mentira, não poderia deixar de falar de um personagem bastante famoso tanto nos livros quanto nas telinhas que é o Pinóquio.

Pinóquio vem do italiano Pinocchio e é uma personagem de um romance chamado As aventuras de Pinóquio, escrito por Carlo Collodi, publicado em 1883. Desde essa data, foram feitas diversas adaptações da história sendo a mais conhecida delas o filme da Disney de 1940.

Pinóquio (1940)

Esculpido a partir do tronco de um árvore por um entalhador chamado Geppetto, numa pequena aldeia italiana, Pinóquio nasceu como um boneco de madeira e sonhava em ser um menino de verdade. O personagem é famoso justamente porque toda vez que ele mentia, seu nariz crescia…

Quem quiser conhecer a história do Pinóquio, aconselho ler a obra de Collodi.

O filme da Disney está disponível no site do youtube! 🙂

ps: eu acho o Grilo Falante um querido, vocês não?

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s