aniversário do escritor Alexandre Herculano

Todos os dias eu pesquiso no site da wikipedia os acontecimentos da data. Acho interessante saber o que é comemorado, ou quem nasceu, ou quem morreu… enfim. Aí que o dia 28 de março é repleto de acontecimentos: a morte da Virgínia Woolf, por exemplo – que farei mais tarde um post a respeito – e o aniversário de nascimento de Alexandre Herculano.

Alexandre Herculano

Alexandre Herculano foi um escritor, historiador, jornalista e poeta português. É conhecido principalmente pelo seu romance Eurico, o presbítero, publicado em 1844.

Herculano deixou ensaios sobre diversas questões polêmicas de sua época, que se somam à sua intensa atividade jornalística.

Como historiador, publicou História de Portugal de Alexandre Herculano, em quatro volumes, e História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal. Além dessas, organizou Portugaliae Monumenta Historica (coleção de documentos valiosos recolhidos de cartórios conventuais do país).

A parte mais significativa da obra literária de Herculano concentra-se em seis textos em prosa, dedicados principalmente ao gênero conhecido como narrativa histórica. Esse tipo de narrativa combina a erudição do historiador, necessária para a minuciosa reconstituição de ambientes e costumes de épocas passadas, com a imaginação do literato, que cria ou amplia tramas para compor seus enredos. Dessa forma, o autor situa a ação num tempo passado, procurando reconstituir uma época. Para isso, contribuem descrições pormenorizadas de quadros antigos, como festas religiosas, indumentárias, ambientes e aposentos, topografias de cidades. São frequentes as intervenções do narrador, que tece comentários filosóficos, sociais ou políticos, muitas vezes relacionando o passado narrado com o quotidiano do século XIX.

A narrativa histórica de Herculano é considerada o ponto inicial para o desenvolvimento da prosa de ficção moderna em Portugal.

As Lendas e Narrativas são formadas por textos mais ou menos curtos, que se podem considerar contos e novelas. Herculano abordou vários períodos da historia da Península Ibérica. É evidente a preferência do autor pela Idade Média, época em que, segundo ele, se encontravam as raízes da nacionalidade portuguesa.

O trabalho literário de Herculano foi, juntamente com as Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett, o ponto inicial para o desenvolvimento da prosa de ficção moderna em Portugal. A partir disto, as narrativas históricas foram focando épocas cada vez mais próximas do século XIX.

Deixou ainda alguma poesia, romances não históricos e peças de teatro.

(texto adaptado do site wikipedia e de outras leituras feitas sobre o escritor)

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre Alexandre Herculano, o site do Instituto Camões possui uma biografia bem completa do autor.

Abaixo, um vídeo sobre Alexandre Herculano, disponível no youtube.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s