sobre o edital do Concurso do Magistério Estadual / RS

O texto do professor Luís Augusto Fischer, na Zero Hora de hoje, comenta sobre o edital do próximo concurso do Magistério, que vai se realizar no próximo mês. Achei bastante interessante a opinião do professor visto que os conhecimentos solicitados atingem não só quem trabalha na educação básica, mas aos estudantes.

Todos sabemos das dificuldades que enfrentamos diariamente para trazer o aluno ao mundo da leitura… A minha dúvida é como isso será feito já que os profissionais que passarão nesse concurso não necessitam de conhecimentos de Literatura?

Acredito que a disciplina de Literatura precisa (re)tomar seu devido, legitimado e reconhecido espaço nas escolas e deve ser exigido na grade curricular. Infelizmente, encontramos diversas instituições de ensino que estão excluindo paulatinamente essa disciplina do currículo do Ensino Médio. Quando a escola resolve trabalhar com todas as disciplinas de linguagem de forma integrada é um problema pois existe uma grande parte dos professores que acaba fazendo de conta que trabalha com a Literatura já que não há tempo suficiente para estudar todos os conteúdos de Língua Portuguesa e Literatura dentro da carga horária oferecida.

Segue o texto do professor Fischer:

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s