Hans Christian Andersen e o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil

O dia 2 de abril é um dia muito importante para a literatura pois se comemora o aniversário de nascimento de Hans Christian Andersen.

Você já ouviu falar desse autor? Talvez você não se lembre desse nome, mas com certeza já leu algum conto ou já assistiu a alguma adaptação de sua obra na televisão ou no cinema.

Hans Christian Andersen

Hans Christian Andersen nasceu numa cidade chamada Odense, na Dinamarca, em 2 de abril de 1805. Ele foi um importante escritor de histórias infantis. Ele nasceu numa família muito pobre, seu pai era um sapateiro e sua mãe, lavadeira. Apesar disso, o pai sempre incentivara o seu filho, deixando-o aprender a ler, contando-lhe histórias e fabricando-lhe um teatrinho de marionetes.

Em 1816, seu pai morreu e Hans, com apenas onze anos de idade, foi obrigado a abandonar a escola e a se sustentar. Trabalhou como aprendiz de tecelão e, mais tarde, para um alfaiate. Aos quatorze anos, mudou-se para Copenhague para procurar emprego como ator. Tendo uma excelente voz de soprano, foi aceito no Teatro Real da Dinamarca, mas sua voz logo mudou. Um colega do teatro disse-lhe que o considerava um poeta. Levando a sério a sugestão, começou a focar-se na literatura.

Em 1822, publicou o seu primeiro conto, O Fantasma da Tumba de Palnatoke. Em 1828, foi admitido na Universidade de Copenhague. Alcançou reconhecimento internacional em 1835, quando lançou o romance O Improvisador, na sequência de viagens que o tinha levado a Roma, depois de passar por vários países da Europa.

Apesar de ter escrito diversos romances adultos, livros de poesia e relatos de viagens, foram os contos de fadas que tornaram Hans Christian Andersen famoso. Especialmente pelo fato de que, até então, eram muito raros livros voltados especificamente para crianças.

Inicialmente, seus contos eram baseados na tradição popular, com o tempo, o autor desenvolveu contos de fadas inéditos. Ele continuou escrevendo seus contos infantis até 1872, chegando à marca de 156 histórias. Faleceu em Copenhague no dia 4 de agosto de 1875.

Prêmio Hans Christian Andersen

Devido à importância de Hans Christian Andersen para a literatura, foi escolhida a data de seu aniversário para celebrar o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil. Seu nome também foi escolhido para o mais importante prêmio literário da literatura infanto-juvenil: o Prêmio Hans Christian Andersen.

Esse prêmio é concedido a cada dois anos pela International Board on Books for Young People (filiada à UNESCO) para escritores e ilustradores vivos. Consiste de uma medalha de ouro entregue pela rainha da Dinamarca Margarida II da Dinamarca, patrona do prêmio.

Entre os premiados constam as escritoras brasileiras Lygia Bojunga Nunes (1982) e Ana Maria Machado (2000).

Entre os contos mais conhecidos de Andersen, destacam-se A Polegarzinha, O Soldadinho de Chumbo, A Pequena Sereia, A roupa nova do Rei, A Princesa e a Ervilha e um dos contos que acho mais triste (e lindíssimo!) O Patinho Feio.

O patinho feio (texto de Ruth Rocha)

Gosto muito dos contos de Andersen e sempre que posso trabalho em sala de aula com os alunos.

Os estúdios Disney fizeram adaptações para o cinema dos contos deste escritor e um desenho que chamava bastante a minha atenção quando criança era o do Patinho Feio… como eu chorava junto com aquele patinho que foi abandonado pela família por ser diferente. O desenho é um clássico de 1939 e vale a pena assistir! O desenho é bem curtinho, tem aproximadamente 9 minutos, e está disponível no youtube.

Outro desenho que gosto muito é A pequena sereia cuja adaptação é de 1989. Escolhi uma cena que adoro para mostrar pra vocês: o siri Sebastião tenta convencer a sereia Ariel a não conhecer o mundo dos humanos. A música “Under the sea” é bem conhecida. Abaixo, a versão traduzida para o português:

Pequena Sereia (Den lille havfrue). Estátua que fica na cidade de Copenhague, na Dinamarca, de Edvard Eriksen (1913)

About these ads

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s